Feira do Livro – Av. de Roma

Para quem gosta de coleccionar edições antigas de Fantástico e FC, e encontrar algumas coisas engraçadas, pode dirigir-se à Estação de Comboios do Areeiro, na entrada que dá para a Av.de Roma, onde todos os dias tem estado uma feirita do livro onde podem saciar os deditos e os olhitos. Eu por exemplo encontrei algo de muito pulp, muito português e bem FC que já me está a deliciar: Crimes no Espaço, de Rusty Brown. Pulp Science Fiction tuga de 1988, que saiu numa Colecção Policial (nº 8) da Ulmeiro. 

Para que tenham uma ideia do objecto, se já tiverem lido algo de Isidore Haiblum nos últimos Argonauta, nos três primeiros capítulos que acabo de ler, este não lhes fica atrás. E é o sumo gozo de encontrar frases como estas:

 

"Entrei na córnea daquele olho gigantesco escorregando na matéria esponjosa lacrimal."

(Frase de início)

 

(E ainda no primeiro capítulo:)

 

"- Que é isto, Doutor? – perguntei espantado ao apalpar o penso sobre a pele.

 – Bem…é um bocado chato! Alteraram-lhe a genética substituindo as glândulas seminais. Fizeram de você um produtor de mutantes.

 – Meu Deus! Porquê? "

  

Puro pulp. E a capa não fica atrás:

 
 

Também comprei uma colectânea de contos da Mary Shelley, uma "História do Terror" e…mais qq coisa que agora não recordo.

Havia colecções da Vega, e até um livro de contos que sabe-se lá porque me terá chamado a atenção, de um Hugo Rocha, de mil nove e carqueija, cuja contracapa anunciava um próximo vol. de "Contos Fantasmagóricos" ou parecido. Claro que esse vol. extra não existia lá, mas espicaçou-me a curiosidade. Sempre houve muita gente a escrever histórias fantásticas e de fantasmas neste país, mas quase nem se dá por isso. Para quem não se importe com aspecto, estava lá um System of the World do Stephenson, em trade paperback, mas com a capa da frente cortada pela lombada.

Ou seja, quem goste de ratices destas tem lá com que se entreter durante quase uma horita. Os preços não são nada de grande barataria, mas não é mau (eu gastei uns 20 e picos euros).

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s