Leibowitz Rising

Como alguém mais ibérico e menos dado ao fantástico do que eu poderia dizer:

“eu não creio em literatura de Ficção Científica, mas que ela existe, existe”.

É uma atitude, um mero grauzinho ou dois acima da habitual, a que tem por certo nada de bom vir dessas bandas literárias.

É também uma bela fonte de disparates. Como género, a FC é literatura, com tudo de bom e mau que este conceito modernista acarreta. Mas é verdade também que cá no burgo não são inúmeras as iniciativas em prol desta algo bacoca mas também necessária legitimação. É que uma das grandes questões da qualidade literária é a de como defendê-la e publicitá-la. Não basta ver o combóio passar.

Daí que surge o conceito do Circulo de Leibowitz: uma mesa redonda virtual, tertúlia ou designação equivalente que lhe queiram atribuir, onde se discutirão obras de relevo no género, antigas e recentes, de modo a revelá-las, mas acima de tudo, para as discutir. Porque fala-se pouco, e muitas vezes não se fala do que é importante: dos livros e do suminho que está lá dentro, dos autores e das temáticas centrípetas das suas obras, do gozo de ler e do gozo de saber.

João Seixas, Safaa Dib, Luis Filipe Silva, Ana Cristina Alves e eu próprio, em blogs cujos links podem encontrar também na minha lista de favoritos aqui à esquerda (não, não há acasos geoestratégicos na dimensão einsteiniana da literatura pessoal), irão propor-vos leituras, discutí-las, e chamar-vos os adequados neurónios para a tarefa.

Todos serão benvindos.

Logo no próximo dia 21, a debater o The Centauri Device de M.John Harrison

Podem ver o manifesto da iniciativa no blog Blade Runner.

Afiem-se as canetas, limpem-se os aparos e os teclados, revistam-se as falanges de pele dura, mas acima de tudo, preparem-se os neurónios: as surpresas serão agradáveis.

  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s