Farturas

Não das de comer, mas das outras, das que andam por aí muitas, dessas que me põem farto ao ponto de ficar farto delas. Neste caso uma, multiplicada à náusea, e que para piorar é de verbo fácil:

Há muito tempo atrás” como li há pouco numas revistas culturais cheias de berlicoques intelectuais, ou  “Há 20 anos atrás” (e falavam de Warhol e Mapplethorp e de Studio 54…) numa outra de igual calibre, bem como num romance histórico ex-tranjeiro que ando a ler, e também num dos mais importantes jornais diários da nossa praça, onde estava escarrapachada a primeira hipótese.

4 vezes num só dia? Não, até não é demais. Há dias piores em que toda a gente parece contratada de propósito para nos sussurrar a desdita aos nossos ouvidos; e não ocorreram há tanto tempo quanto isso (vêem? não é difícil perder o apêndice inútil – de facto, se há coisa que os humanos fazem bem é perder apêndices inúteis; somos até das poucas espécies especializadas no feito).

O aviso de navegação aos neurónios, para os incautos, é que se já foi há X tempo ou X anos ou o raio que for, é porque já foi! E por consequência, está temporalmente atrás.

Ou seja, se é atrás é porque já foi, get it? Não há necessidade de barrocos estilistico-deformados, se bem que haja gente capaz de justificar até a riqueza sumptuosa de alguns ramos, locais e instituições da Igreja Católica, o que é bem mais difícil. É que até concebo que se diga, que o objecto estranho tenha uma vida perene no seio da oralidade, mas na escrita e ainda por cima na supostamente cuidada…je-zuz (ou como dizia a minha avó, é de cabo de esquadra, embora dizer isto hoje seja políticamente incorrecto).

Segundo consta, só na ficção científica é que se costuma pensar que algo possa ter acontecido à frente, mas mesmo assim não me parece que exista quem tenha empregue o conceito literalmente.

Há tanto tempo à frente? Ao lado? De baixo? Ora aí estão ideias interessantes…e eu para aqui a falar mal da coisa!

Pronto já passou atrás. 😀

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s