Um livro necessário

Há gente que ainda produz bocados de polpa edível. Tenho agora um destes, que se come com gosto, apesar da crise e apesar de no país dos glutões não faltar outros tipos, mais acéfalos, de alimento. Também é certo que quando há uma enorme mole de Maria-não-te-rales, como cá acontece pelo burgo, dificilmente se come do que importa, a mais das vezes acabando-se como alimento.

Paradoxalmente, o início do século XXI em Portugal vê ainda muitas das suas actividades económicas e comerciais sob a égide do mistério científico. Num locus civilizacional que se caracteriza pelo excesso de informação e da sua fácil veiculação, temos algumas actividades de comércio sem números exaustivos. O comércio do livro é uma delas. Há várias (e algumas históricas) razões para o efeito. O certo é que, contra ventos anedóticos e marés de falta de números, lá se consegue produzir material científico de relevância e extremamente interessante.

Da pena do meu bom amigo Nuno Medeiros chega-nos agora, com alguma da visibilidade desejada, um livro que pretende descrever o período da edição do livro em Portugal entre os anos de 1940-1970, época que viu um recrudescer da actividade editorial, a par da implementação de um regime que não primou pelo amor das letras e muito menos do livro, mas onde toda uma série de gerações, inclusive a actual, foi beber o seu substrato cultural livresco. De urgente leitura, pois claro. Deixo-vos com uma citação da introdução, que me fez relembrar este post e as dúvidas nele explanadas.

Solo fecundo ao nascimento de impressões e mitos, assistemáticos mas sedutores, o sector editorial forma um mundo social simultaneamente fascinante e nebuloso, dada a quase inexistência de dados ou estudos acerca da edição contemporânea, cenário que se afigura agudizar-se na edição portuguesa no arco coberto pelo século XX.

Mais um passo confuciano no caminho da viagem que é a modernização do mercado dos livros nacional, Edição e Editores-O Mundo do Livro em Portugal, 1940-1970 de Nuno Medeiros, está à venda numa livraria (pois claro) perto de sí.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s